15 December, 2018, 05:24

Você sabe o que é Mídia Programática?

Lembra quando precisávamos ir até um estabelecimento fixo para retirar o ingresso do show do fim de semana? Tá, eu sei que essa prática ainda é super comum, mas felizmente a internet já começou a facilitar as coisas para o nosso lado. Através dos softwares, dá pra comprar quase tudo online.

O mercado de mídia está super atento a isso, por isso criou um mecanismo que revolucionou a forma como a publicidade acontece e como as empresas se comunicam com seus consumidores.

Segundo a publicação da IAB Brasil, a mídia programática movimentou em 2017 R$ 14,8 bilhões no mercado — 16,5% dos investimentos em anúncios digitais. Empresas de sucesso como o Google e o Facebook, por exemplo, sabem utilizar muito bem as mídias programáticas.

O processo se baseia no real time bidding (RTB), que acontece como um leilão em tempo real, onde os anunciantes disputam por um inventário do publisher. A compra é realizada por plataformas como DSPs, as quais utilizam os dados disponíveis nas DMPs.

Na prática, a DSP é o software em que é possível configurar a campanha e acessar o inventário de mídia online, disponibilizados pelos publishers (donos de sites) por meio das AdExchanges.

Além das negociações serem mais baratas e eficientes e se configurarem em ambientes mais seguros, deste modo, a programática é mais assertiva, com filtro e segmentação para atingir um público específico.

No processo de mídia online tradicional, tudo era feito manualmente, o que acabava levando muito mais tempo do que deveria. A nova ferramenta se diferencia justamente porque os anúncios segmentados procuram perfis específicos de usuários, usando uma base assertiva de dados, que compreende o consumidor e o contexto em que ele está inserido.

Para que tudo funcione corretamente, é preciso compreender bem as estratégias, planejar a campanha nos mínimos detalhes e escolher um parceiro para gerenciar a campanha, tal como analisar bem o público alvo que se deseja atingir. Com essas ferramentas, o anunciante consegue extrair informações qualitativas sobre a audiência do seu site.      

Por isso, uma estratégia bem estruturada é importante, pois é ela quem vai auxiliar na performance, captando mais leads, fechando mais vendas e, consequentemente, gerando mais engajamento na internet e atraindo mais pessoas que se identificam com o produto ou a ideia anunciada.

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