16 November, 2018, 18:47

Transmídia e Crossmídia, qual a diferença?

É eu sei, essas duas palavrinhas costumam causar uma certa confusão na cabeça de quem habita o curioso mundo da publicidade. Mas fique tranquilo, quando essa matéria terminar, você já vai ter entendido [tomara] como esses dois formatos funcionam. Simbóra!

Acho que todo mundo lembra da febre que foi o lançamento do Pokémon Go em julho de 2016, pois muito que bem, o jogo surgiu do anime, que virou filme, se transformou em game e até em avião na maior companhia aérea japonesa, a ANA (All Nippon Airways).

Essas derivações são o que chamamos de crossmídia, trata-se de pegar uma mensagem e distribuir para outras mídias de forma independente. Essa distribuição alcança um grande público, porque chega a todos os lugares.

Quando você assiste Harry Potter, por exemplo, você não precisa, necessariamente, ter lido todos os livros da saga para entender a história ou vice e versa. Eles funcionam bem individualmente.

Tudo muito entendido por aqui, agora vamos para o plano B, que é a transmídia. Essa estratégia funciona como um quebra-cabeça, onde cada peça será distribuída em um canal diferente e, para montá-las por completo, é preciso checar cada fragmento. Neste caso, uma informação completa a outra e você interage e aproveita o melhor de cada meio de acordo com o tema e o objetivo da campanha.  

Estes fenômenos potencializam o alcance do público-alvo, já que a mensagem pode ser acessada pelos mais diversos meios de comunicação. Muitas vezes, as próprias mídias eletrônicas direcionam os espectadores para a mídia online.

Nas edições do Masterchef Brasil, programa transmitido pela Rede Bandeirantes, o público pode enviar comentários via Twitter, por meio de hashtags específicas, que são divulgados ao vivo durante a transmissão.

Ao que tudo indica, teremos um futuro midiático onde todos os canais estarão integrados e trabalhando juntos para conquistar a mente, o coração e a participação dos espectadores.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *