15 December, 2018, 05:38

Afinal, o que é Inbound Marketing?

Se você estava no orkut e era fãzaço de alguma banda, você provavelmente fazia parte de alguma comunidade dahora, dedicada à discografia, agenda de shows e últimas novidades do grupo musical. É ou não é?

Embora o termo Inbound Marketing ainda nem houvesse sido inventado nessa época, esse é um panorama completo para você entender como esse universo funciona. Dentro desse aspecto, as marcas não procuram os clientes, os clientes é que são atraídos por diferentes estratégias de conteúdo usadas pela empresa.

Me encontra ou deixa eu te encontrar

O conceito de Inbound Marketing nasceu em 2009, nos Estados Unidos, como uma maneira de atrair e converter clientes usando conteúdos relevantes para eles. Cada vez mais, as empresas, dos mais diferentes portes, aderiram ao método, para conquistar a atenção das pessoas e reforçar sua autoridade de marca.

Vamos chamá-lo de “marketing de atração” dentro do princípio da ação e reação. Isaac Newton ficaria bem feliz em saber que a sua lei também pudesse ser aplicada à publicidade.

Vamos lá, se as forças aplicadas em corpos diferentes sofrem efeitos diferentes, nada mais justo do que produzir um conteúdo personalizado para uma persona específica. Dessa forma, a gente consegue adquirir atenção espontânea e interesse total no assunto trabalhado.

Esse relacionamento mais pessoal aumenta a visibilidade da marca, diminui o custo de aquisição, atrai clientes e otimiza o processo de vendas, porque um público engajado é mais propenso a consumir o produto ou a ideia que está sendo divulgada.

Blogs, SEO, links patrocinados e redes sociais são os pontos fortes da estratégia digital para que tudo isso aconteça, mas para que o potencial consumidor avance no poder de compra, ele precisa, primeiramente, virar lead, aceitando receber as newsletter e e-mails.

Aproxime a sua linguagem do seu leitor, esse é o conceito fundamental para ter sucesso no Inbound Marketing.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *