19 October, 2018, 12:15

SAIBA COMO A SUA ATENÇÃO DOMINA O SEU CÉREBRO

Já percebeu que quando você está numa balada, pensando em algo totalmente fora daquele ambiente, ou lendo um livro muito interessante em casa, enquanto seu cachorro late sem parar, você não presta atenção no barulho que está à sua volta?

Isso acontece devido a um mecanismo chamado “adaptação neural de volume”. Que é basicamente quando o barulho da sua imaginação reduz a sua sensibilidade auditiva, fazendo com que os sons reais pareçam mais baixos do que são.

Um grupo de cientistas da Universidade de Nova York constatou que isso acontece porque a percepção e os sons mentais ativam as mesmas áreas cerebrais.

Mas se você está com dificuldades para manter o foco ou se concentrar no trabalho que precisa desenvolver, a Estratec tem algumas dicas que podem te ajudar a reverter essa situação.

JÁ OUVIU FALAR SOBRE A TÉCNICA POMODORO?

A técnica é baseada na ideia de dividir o seu fluxo de trabalho em pequenos blocos, para melhorar a agilidade do seu amigo cérebro e fazer com que ele foque no que deve ser feito.

Na prática, funciona mais ou menos assim: imagine que você precise escrever 03 textos, depois disso, você vai definir quanto tempo precisará para redigir cada um deles. Vamos supor que 60 minutos seja o prazo estabelecido, então, a cada 60 minutos você fará uma pausa de 15 para caminhar, ouvir uma música, entrar no Facebook, etcétera e tal.

Essas pequenas recompensas têm como objetivo forçar a sua concentração e aumentar a sua produtividade, tanto nos estudos quanto no trabalho, e é bem interessante para manter a procrastinação bem longe da sua criatividade.

VENÇA O BLOQUEIO CRIATIVO

Engana-se quem pensa que a única maneira de romper o bloqueio criativo é lotando a estante de casa de livros. Se você caminhar pela cidade ou sentar no banquinho da praça do seu bairro, certamente vai encontrar com alguém que tem histórias de capítulos inteiros para dividir com você.

Harry Potter nasceu na imaginação da escritora J.K Rowling em uma estação de trem. Quentin Tarantino gostava tanto de assistir os filmes da locadora onde trabalhava que acabou se tornando um dos maiores roteiristas e diretores de cinema da atualidade e Marcelo Camelo escreveu “Anna Júlia” para ajudar o tímido amigo e produtor do Los Hermanos Alex Werner a conquistar a colega de faculdade.

Suas ideias precisam de oxigênio para sobreviver dentro dos seus pensamentos. Abra a porta de casa e saia um pouco para respirar. Contemple cada detalhe dessa pequena jornada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *