15 December, 2018, 05:40

PodPesquisa 2018 – Os 10 podcasts brasileiros com maior audiência


O ano de 2018 foi excelente para os amantes dos podcasts. Os debates em áudio entraram em ascensão e invadiram nossos fones de ouvido, nosso sonzinho do carro e até substituíram as músicas na hora do banho.

Criado pela Apple, o sistema de indexação de áudios através do iTunes foi lançado em 2005 quando o principal produto da empresa ainda era o Ipod, mas foi em 2016 que os podcasts começaram a fazer parte da vida da galera.

E se o número de ouvintes aumentou, consequentemente o de novos canais de podcasts e também cresceu. “This American Life”, por exemplo é provavelmente o podcast mais popular e conhecido no mundo, sendo constantemente o de maior número de downloads no iTunes. Cada programa ultrapassa rotineiramente a marca de um milhão de downloads.

No Brasil, a Abpod em parceria com a CBN realizou uma pesquisa para saber quais são os podcasts mais ouvidos pelos brasileiros. Os dados trazem não só informações sobre o cenário podcaster como também revela como é o perfil do público que o acompanha.

A PodPesquisa 2018 recebeu mais de 22 mil respostas. O levantamento foi realizado com 3 grupos diferentes: ouvintes de podcast, produtores de podcast e não ouvintes de podcast, com o objetivo de entender as similaridades e diferenças entre eles.

O podcast campeão de audiência entre os entrevistados é o Nerdcast, indicado por 57% dos participantes, o Não Ouvo vem em seguida com 21,2% de indicação de audiência, em terceiro lugar está o Mamilos com 13,3%.

Os perfis profissionais que escutam podcast, 22,1% pertencem à área de tecnologia, grande parte tem ensino superior completo, 32,7%. Por estados, São Paulo concentra 36,6% dos ouvintes, Rio de Janeiro tem 10,8%, seguido por Minas Gerais, 8% e Paraná, 7%.

As informações contidas na pesquisa são de extrema importância para analisar o universo que queremos explorar e ter uma noção de como a mídia vai funcionar daqui por diante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *